Klasse TechTalents / Blog

Eventos Rh e Tech

Por Admin em | 16.01.2015 às 08h53

Oportunidades em TI: conheça as áreas que estão em alta

A indústria brasileira de TI é a sétima maior do mundo. No ano passado, foram investidos R$ 135 bilhões na área que deve crescer 15,6% em 2014, segundo estimativa da Brascomm

img

A indústria brasileira de TI é a sétima maior do mundo. No ano passado, foram investidos R$ 135 bilhões na área que deve crescer 15,6% em 2014, segundo estimativa da Brascomm - Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Com o aquecimento do mercado, surge uma avalanche de vagas que acabam não sendo preenchidas porque, na ótica das empresas, falta gente qualificada. Isso causa um déficit no setor: a Brascomm prevê que 78 mil vagas de carteira assinada serão abertas até o fim do ano, das quais apenas 33 mil serão ocupadas.

Para Sergio Sgobb, diretor de RH da entidade, a área de segurança se destaca em relação às demais. “O episódio Snowden [analista da CIA que denunciou a espionagem americana] chamou muita atenção para a segurança. Com o compartilhamento dinâmico de dados, não se sabe fisicamente onde as informações estão localizadas. Assim, há uma preocupação grande por parte das empresas em manter a integridade de seus dados, o que contribui para o surgimento de vagas”, explica.

De acordo com Sgobb, as principais tendências para o setor estão depositadas em quatro áreas em ascensão. São elas:

Mobilidade – além do crescimento no número de dispositivos móveis como smartphones e tablets, a chegada de relógios e óculos inteligentes ao mercado deve aumentar a demanda por profissionais especializados.

Cloud – o envio de dados via nuvem deve crescer significativamente. Para essas vagas, é necessário ter conhecimento em redes e telecomunicações.

Big Data – essa é uma área que começou a ser explorada recentemente e é das mais promissoras. Atividades como a análise, extração e mineração de dados poderão abrir milhares de vagas em breve.

Redes Sociais – vagas nesse setor já são realidade, mas, segundo o diretor de RH, é possível que a demanda aumente nos próximos anos.

Como chegar lá? 

Para quem se interessou pelas oportunidades e deseja se preparar melhor para ocupar as posições, Sérgio Sgobb recomenda duas dicas gratuitas: o site Pronatec, com cursos com duração mínima de 160 horas, e o site Brasil Mais TI, que oferece dicas sobre programação, Java, arquitetura de computadores e redes, entre outros.

 

Fonte: Olhar Digital

0 Comentários

Deixe seu comentário
Comentar
icoFacebook
icoTwitter

Conteúdo exclusivo para profissionais

Faça seu login

Esqueci minha senha

Não sou cadastrado

Esqueci minha senha

Digite seu email

Enviar