Klasse TechTalents / Blog

Notícias

Por kakoi Comunicação em | 28.07.2015 às 11h31

03 atrativos que os profissionais de TI buscam no mercado

O que os profissionais da chamada geração Y (que cresceu em uma época de grandes avanços tecnológicos, prosperidade econômica e facilidade material) buscam nos jobs? 

img

O mercado de Tecnologia da Informação é considerado o trabalho dos sonhos para muitos profissionais que cresceram dentro do mundo da tecnologia. Mas será que o mercado brasileiro está em linha com o que acontece em outros mercados em termos de salários e estrutura de trabalho?  O que os profissionais da chamada geração Y (que cresceu em uma época de grandes avanços tecnológicos, prosperidade econômica e facilidade material) buscam nos jobs?   

Rafaela Vita, coordenadora técnica da Klasse! Tech Talents, unidade focada em recrutamento e seleção na área de tecnologia, explica que no Brasil há diferenças em termos de ganhos dependendo da região em que a pessoa trabalha.

"Uma pesquisa do Vale do Silício mostra que a média salarial do Brasil é parecida com a dos Estados Unidos, mas temos que entender que os custos de vida são muito diferentes. Há uma pesquisa da Brascoom que colocam as médias salariais mais altas e nesse levantamento é possível perceber que existem alguns pólos e áreas de TI que estão em destaque quando analisamos a remuneração” aponta a especialista da  Klasse! Tech Talents.

Rafaela identificou 03 atrativos que os profissionais da geração Y buscam no mercado de trabalho.

- Envolvimento em projetos - "A estabilidade não é o principal para um profissional na área de tecnologia. Hoje é mais importante do que ter estabilidade é estar envolvido em projetos de tecnologia de ponta que agregue novos conhecimentos. Em contrapartida muitas empresas que contratam TECH, continuam valorizando profissionais com estabilidade profissional".

- Reconhecimento/ Valorização/ Investimento por parte da empresa - "É de suma importância o reconhecimento rápido e mensurável, seja por investimento em certificações e capacitação técnica, oportunidade de estar envolvido em projetos estratégicos, novas tecnologias, envolvimento em decisões cada vez mais amplos e oportunidade de crescimento na empresa".

- Benefícios - "Outro motivador de retenção são os benefícios indiretos: flexibilidade de horário, visibilidade na empresa, novas tecnologias, ambiente de trabalho dentre outros."

Salários melhores chamam mais profissionais
Quem escolhe trabalhar com TI já percebeu que os ganhos melhoraram com o passar dos anos. "Ocorreu nos últimos anos aqui no Brasil um 'aquecimento' do nível salarial dos profissionais de tecnologia, principalmente porque a oferta esteve maior do que a demanda. Mesmo o profissional não tendo toda a experiência técnica necessária para a função já estava enquadrado em uma faixa salarial acima de seu background técnico" ilustra Rafaela Vita.

A coordenadora técnica da Klasse! Tech Talents explica que é um desafio para as empresas identificarem profissionais qualificados dentro da remuneração proposta. Dente as saídas encontradas, as que Rafaela mais percebe foi identificar profissionais juniores e desenvolver internamente, revisar plano de cargos e salários, propor benefícios complementares como estudo, horário de trabalho flexível, novas certificações ou modelo de contratações diferenciadas como algumas empresas chamaram de "clt flex".

Imagem: Free Stock Photo

0 Comentários

Deixe seu comentário
Comentar
icoFacebook
icoTwitter

Conteúdo exclusivo para profissionais

Faça seu login

Esqueci minha senha

Não sou cadastrado

Esqueci minha senha

Digite seu email

Enviar